sábado, 30 de abril de 2011

Pagando bem que mal tem !

Assim pensou a cantora Maria bethânia com certeza ao aceitar a idéia do Ministério da cultura(Minc) de estar à frente de um blog pelo custo de 1,3 milhão.
  A ideia é que o site "O Mundo Precisa de Poesia" traga diariamente um vídeo da cantora interpretando grandes obras. O cineasta Andrucha Waddington produziria os 365 filmes, o que teria encarecido a produção. O projeto seria coordenado pelo pesquisador Hermano Vianna, a cantora receberá  um cachê básico e exclusivo para ela de 600 mil reais, sim um "chachêzinho" para ela divulgar a cultura em seu blog postando textos postados pela própria.
O parecer final, disponível no site do ministério mediante número do processo (1012234), afirma que "os currículos apresentados são condizentes a proposta", e que a quantidade de profissionais, planejamento e tempo de trabalho parecem ser adequadas (sic). Atualmente, o cachê de um artista consagrado pode chegar aos R$ 500 mil, com parte do dinheiro a ser dividido entre os músicos que o acompanham. Considerando que o projeto de Bethânia dure 12 meses, o resultado é um salário de R$ 50 mil.
Nada contra com divulgação da cultura por Maria mas acho que muitos blogueiros fazem e desempenham um papel bem mais interessante que ela por muito menos quer dizer bem menos mesmo, nós como sempre não podemos fazer nada além de dar uma olhada no tal blog mas também com um preço desse somos obrigados a olhar mesmo.
No Brasil até a divulgação da cultura por um meio simples e comum nos dia de hoje, as pessoas arrumam um jeito de ganhar dinheiro e o pior tirando de onde precisa para colocar onde aparentemente (com uma quase certeza ) que não necessita ou se necessita, aos olhos da maioria dos brasileiros não seria uma prioridade. 

A fonte vem direta do Estadão de são Paulo, e por favor eu não odeio a Bethânia por isso, ok.

Um comentário:

  1. Bem, eu particulamente, fico triste por essa negociação absurda. A cultura devia ser servida à nos de graça; devíamos respira-la..
    Infelizmente, não é assim :/
    E o fato de uma artista famosa ter essa função de promover a cultura por esse meios de comunicação (que infelizmente não alcançará os mais pobres)devia ser bom! Mas, com esse cachê.. Nossa... Não seria melhor, uma doação a uma escola, ou coisa do tipo.
    A Maria Bethânia é muito diva, amo as canções dela, a voz dela me arrepia, mas ela já tem dinheiro. Não precisa. E há pessoa, sem cultura literalmente, que precisam.
    Dar esse dinheiro a ela, é perda de tempo.
    Eu, não vi esse blog dela, ainda. Então, de minha parte, esse dinheiro nada valeu u.u
    Eu tenho um blog, e não ganho um centavo por ele. E, sou pobre. hein.. --'

    ain, perda de tempo, e de dinheiro..
    essa comercialização da cultura não terá nada de produtivo para os que realmente precisam.. aff

    ResponderExcluir